segunda-feira, 1 de junho de 2009

DISCIPLINAS DE C.C. x DESAFIOS DA SBC



INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: EMENTA.
  • Conceitos básicos.
  • Linguagens de inteligência artificial: Características .
  • Uso de cálculo de predicados em IA.
  • Solução de problemas.
  • A linguagem PROLOG.
  • Representação e uso do conhecimento.
  • Miniaturas de programas de IA destinados a processar linguagem natural, analisar jogos de tabuleiro, raciocinar como um especialista, resolver problemas algébricos, fazer inferências lógicas, entre outros.
Essa disciplina tem muito incomum com o um dos grandes desafios da SBC que é:
Modelagem computacional de sistemas complexos artificiais, naturais e sócio-culturais e da interação homem-natureza.

Algum dos Problemas desse desafio poderá tem relação com a ementa da disciplina de AI, alguns deles:

Processamento em tempo real de altíssimas taxas de fluxos de dados provindos de
milhares de sensores – por exemplo, em estudos de catástrofes naturais (por
exemplo, enchentes) ou sistemas de evacuação urbanos em face de desastres
artificiais (por exemplo, acidentes nucleares). Isto exige pesquisa em, por exemplo,
distribuição do processamento, novas arquiteturas de bancos de dados, suporte de
rede para comportar este fluxo;

Tratamento dos problemas de aumento na dimensionalidade (número crescente de
variáveis em um problema) e escalabilidade, que contribuem para tempos de
processamento exponencial.
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Interface Humano-Computador: Ementa.

Visão pró antropocêntrica da relação homem-máquina;
Princípios e objetivos da ergonomia; Tarefa e atividade;
Importância e princípios do design; Modelagem do usuário;
Usabilidade de interfaces (heurísticas, guidelines etc);
Acessibilidade de Interfaces (design universal, legislação e recomendações do W3C);
Avaliação de Interfaces.

Relação com o desafio:
Acesso participativo e universal do cidadão brasileiro ao conhecimento.

Um dos tópicos que relaciona este desafio à disciplina (interface humano-computador).

Várias áreas da Computação precisam contribuir para a solução deste problema. O

acesso ao conhecimento começa com vencer os desafios das interfaces, em particular a
interface de sistemas computacionais com o cidadão. Outros tópicos de pesquisa
relacionados e em aberto envolvem o projeto e desenvolvimento de ambientes com
mobilidade e consciência de contexto, com hardware de baixo custo e software abertos e
adaptáveis a necessidades locais. A produção de conhecimento passa pela produção de
conteúdo e mecanismos eficientes de armazená-lo e recuperá-lo, pela criação e
disponibilização de bibliotecas digitais. Questões afetivas, sociais e culturais em
computação são novas areas que precisam também ser envolvidas nesta tarefa.

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