sábado, 28 de março de 2009

Frege


Gottlob Frege, que mesmo com a ambiguidade da liguagem e com algumas inadequações dos sistemas lógicos ja existentes, inventou os quantificadores e a variáveis que fazem parte de suas inúmeras criações de notações simbólicas, que ajudam até hoje nos fundamentos para a lógica matemática. Leibniz tinha uma ideia de desenvolver uma linguagem universal para os cálculos racionais e foi atraves de Frege que ele teve sua ideia concretizada em uma ideografia.

Boole


George Boole matemático britânico, que 1847 publicou um de seus tarbalhos, a Analise Matemática da Lógica, que dessa maneira pode divulgar suas ideias sobre a lógica simbólica podendo com isso apresentar a lógica aristotélica por equações algébricas.
Em 1854 em uma nova publicação onde ele relatava uma nova investigação sobre as leis do pensamento onde estão apresentadas as teorias da lógica e das probabilidades. Dessa forma ele criou a álgebra de Boole, pois mostrou a lógica de outra forma, álgebra simples, complementando lógica à matemática.

Aristóteles


O filósofo grego Aristóteles, tem seus estudos e descobertas sobre a lógica estudados até hoje em dia. Há pouco tempo, as teorias de Aritsóteles foram questionadas por dois outros pensadores que criaram uma chamada lógica moderna, mas nada de significante foi mudado.
Podemos encontrar seus estudos em conjunto de textos chamado de Organon. O Organon está dividido em 6 partes. Existe um objetivo metodologico na lógica de Aristótels que se refere a mostrar o caminho correto para a investigação, o conhecimento e a desmostração científica.
No século XVI uma crítica feita a lógica aristotélica é de que o cientista diziam que deveriam procurar atingir o universal, e não o contrário, como dizia a lógica aristotélica.



sexta-feira, 20 de março de 2009

Perfil !!!

Antes de fazer a prova do vestibular e escolher um curso, eu pesquisei sobre alguns cursos que achava que eu iria gostar, quando ganhei meu primeiro pc, que nao foi a muito tempo, comecei a gostar mais e mais do mundo virtual e com isso foi esquecendo os outros cursos.
Após um ano com um pc resolvir fazer alguns curso profissionalizantes para me aprofundar mais nesse mundo. Quando pesquisei o que envolvia o curso vi que tinha muito a ver com cálculo, pesquisa, programação, inteligencia artificial e me interessei mais ainda e vi que poderia fazer o que eu estava procurando que era mais conhecimento, foi aí que descobrir que tinha encontrado o curso certo (eu acho xD).

Resumo da aula lecionada pela professora Leila

A professora Leila falou um pouco de como funcionava a universidade, falou sobre o DCOMP e sua história, disse que o decomp era um departamento novo, pois, antes era composto com o departamente de estatísticas e recentemente tinham se desvinculado, falou também o curso de c.c. era recente se comparado a outros mais antigos, falou com era composto o dcomp, falando do corpo docente que por sinal ainda tem poucos professores efetivos e poucos doutores, falou sobre alguns cargos do dcomp, falou sobre a política da universidade e de como funcionava os centros academicos e especificamente do calicomp, falou sobre as condições para que existi-se a ufs, que além de termos aulas era necessário ter PESQUISA, EXTENSÃO para que realmente exista a instituição, ela também citou o que poderíamos fazer para iniciarmos nos mestrado, ela deu algumas dicas do que poderíamos fazer ou não em cada período relacionado ao curso, mostrou também a grade do curso, nos disse qual entidade procurar para resolver nossa vida acadêmica, entre outras as quais necessitaríamos durante a vida acadêmica, falou sobre a estrutura física da ufs, também sobre o resun e a bicen.
Resumindo, ela nos falou quase tudo que era preciso sabermos sobre o que enfrentaríamos na universidade, que pra mim ficou tudo bem esclarecido.